33.6 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

“Mundo Envelhecido” é tema de novela gráfica criada por douradense

- Publicidade -

23/07/2014 08h29 – Atualizado em 23/07/2014 08h29

Obra intitulada “O Ciclo dos Séculos” levou cerca de dez anos para ser produzida; o personagem central da trama se chama Adir

Em meados de 2005 o desenhista douradense Jader Capilé, 34 anos, começou a esboçar os primeiros traços da novela gráfica que conta a história de Adir, personagem que repentinamente acorda em um mundo novo.

Quase dez anos depois, o artista, que hoje vive no centro de Curitiba (PR), conseguiu concluir a obra intitulada “O Ciclo dos Séculos”, apresentada por ele há poucos dias.

O livro de autoria e produção própria, revela a saga do personagem Adir, que vê seu mundo envelhecido, como se tivessem séculos passados.

“No decorrer da história ele conversa com seus pensamentos e na solidão, começa a descobrir coisas que estavam ocultas”, diz Jader que se encarregou de toda a trama e, principalmente, das diversas ilustrações que compõem a obra.

O autor conta que a inspiração veio de experiências com as quais teve que lidar ao longo de sua vida, com as peculiaridades da cultura sul-mato-grossense.

“Minha inspiração foi as sensações que tive ao ver o mundo e pensar do meu jeito. Muitos cenários usados foram do Mato Grosso do Sul, mas o pensamento da obra é universal, isto é, pode ser identificado por leitores de diversos locais”, explica.

Processo Criativo

O desenhista comenta que o processo de criação e desenvolvimento de um projeto leva tempo, e que durante estes quase dez anos, esteve perto de desistir.

“O problema é que o mercado editorial exige quadrinhos comerciais e não dá margem para expressar ideias individuais. Abandonei tudo que estava fazendo, senão essa obra não teria existido. Ouço diariamente pessoas dizendo que esse tipo de trabalho não vai levar a nada. O que mais gastei foi tempo, foram quase 10 anos. Agora mesmo estou trabalhando para empresas, mas tenho uma obra de ficção futurista engatilhada, cujo os primeiros rascunhos comecei em 1997”.

Satisfeito com o resultado do trabalho, Jader diz que tem custeado a produção do próprio bolso, sem incentivo de terceiros. A boa aceitação por parte do público fã de histórias em quadrinhos tem motivado o desenhista que busca participar de grandes eventos do ramo, como o Gibicon, que acontece em setembro, em Curitiba (PR).

Interessados em adquirir um exemplar de “O Ciclo dos Séculos” podem entrar em contato com o autor através dos emails: [email protected] ou [email protected], ou ainda pelo telefone (67) 9281 – 2561.

Desenhista douradense Jader Capilé, começou a esboçar em 2005, os primeiros traços da novela gráfica que conta a história de Adir

Livro revela saga de Adir que vê seu mundo envelhecido. (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights