27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Assembleia reconhece trabalho de 43 ‘doutores-palhaços’

- Publicidade -

Assembleia reconhece trabalho de 43 ‘doutores-palhaços

Por: Douradosagora – 09/12/2016 10h06

Os 43 formandos do projeto “Doutores Palhaço” quebraram protocolos e alegraram todos que estiveram presentes na quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa. Eles foram homenageados com diploma de mérito, indicado pelo deputado Marcio Fernandes (PMDB), um reconhecimento pelo trabalho prestado nos hospitais, em especial às crianças diagnosticadas com câncer.

Para o deputado, mais que voluntários esses doutores estão atendendo propósitos. “Eles escolheram dedicar o seu tempo levando amor em meio a tanta dor. Em meio a agulhas, remédio e o clima tenso de um hospital, os doutores palhaços trazem vida, riso e resgatam a essência da criança que existe nelas, e que talvez tenha sido deixada de lado, com a necessidade de se tornarem pequenos guerreiros”, destacou Marcio Fernandes.

Em especial, os doutores palhaços desenvolvem suas ações no Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (CETOHI), onde são observados com admiração pelo coordenador do CETOHI, Dr. Marcelo dos Santos Souza. “É um trabalho extremamente importante e interessante, quando eles entram eles conseguem levar um pouco da alegria de viver, e tirar um sorriso até mesmo de crianças em estado bem debilitado. E a gente sabe que a alegria e o sorriso ajudam a produzir a endorfina, que ameniza a dor”, explica Dr. Marcelo.

Vestir-se de palhaço e ir ao encontro de crianças internadas em um hospital com diagnóstico de câncer, parece uma tarefa difícil, mas não para a Anaile Fernanda Martins, a “Dra. Arco Íris”, que confessa suas impressões. “A gente sai com o sentimento de dever cumprido, tem criança que não come, e quando chegamos e brincamos a criança acaba comendo. Nós encontramos a felicidade através do sorriso do outro”, conta. Já para a Patrícia de Souza, a “Doutora Pakita do Laço Rosado”, dedicar-se 4 horas semanais a essas crianças é um aprendizado constante. “É uma transformação, saímos de lá com o sentimento de que não temos nada do que reclamar, pelo contrário, somente agradecer à Deus”, diz.

Entre os homenageados, estão: Marisol Rodrigues Leite, Adriana Cristine de Gasperi, Anaile Fernanda Martins Colman, Bianca Castro dos Santos, Leonardo de Paiva Fernandes, Adriano da Silva Lima, Adriano Vilas Boas, Aline Castro Rosa Ferrarezi, Aline Cristina Correia, Ana Rubia de Souza Garcia, Andreia Barbosa Rios de Castro, Antonia Marques de Azevedo, Ariane Zatorre Farias, Bianca Maria Silva de Menezes, Carolinna Victório Anderson, Daniely Netto Benites, Eder dos Santos Moraes, Fatima de Souza Queiroz, Fernanda Pavan de Oliveira, Jacqueline Jordão Ferreira de Barros, Juliana Daroit Turatti, Juliana Galete, Karen Cristina de Moraes, Kelly Cristina Correia Vieira, Kessidy Cristina Rojas Centurião, Lais Villa da Fonseca Ferro, Leonida da Silva, Maria Cristina Ribeiro, Monique Barrocal da Silva, Natalia dos Reis Vaz, Nayara Kinsk da Silva Pinheiro, Pamela Franco Leonel, Patricia dos Santos de Souza, Patricia Ximenes Andrade Franco, Regina Márcia de Toledo Pereira, Sandra Luciana Pessoa, Soraia Aparecida Costa, Susy-Ane Aparecida Borges, Thayna Escobar Freitas, Tharsis Hiuane Miranda de Oliveira, Théssie Nantes de Brites Vilalba e Wanderly do Nascimento Rangel.

Projeto de Lei

Foi apresentado no mês passado pelo deputado Marcio Fernandes, projeto de lei que institui o dia 8 de dezembro, como o Dia Estadual dos Doutores Palhaço, a ser celebrado anualmente. Uma maneira de homenagear àqueles que levam minutos de alegria às crianças com câncer.

Segundo a coordenadora do Programa “Doutores Palhaço”, Cláudia Pinho, é emocionante ver esse projeto tomando essa proporção. “Fico muito agradecida com o carinho do deputado com esse projeto, e ver o reconhecimento desse trabalho feito em conjunto com os voluntários”, diz.

Claudia Pinho, coordenadora do

c

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights