20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Caminhada pela paz repudia violência contra as mulheres

- Publicidade -

Ato público realizado pelo Judiciário reuniu mais de 1.000 pessoas e objetivo foi chamar atenção para o problema na Capital

01/05/2017 17h09 – Por: Elvio Lopes

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul uniu-se à sociedade campo-grandense para demonstrar que a Capital é contra todas as formas de violência contra as mulheres, reunindo, na Caminhada pela Paz Mulher Brasileira – Todos EmPENHAdos Contra a Violência, que saiu em frente ao Fórum Heitor Medeiros, mais de 1.000 pessoas, que marcharam até o Centro Integrado de Justiça (Cijus), na rua 7 de Setembro. Participaram da caminhada autoridades e servidores do Judiciário, do Estado e do Município e representantes de entidades de defesa das mulheres.

O desembargador Divoncir Schreiner Maran, presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), afirmou que, diante da triste realidade de violência sofrida pela mulher, conclamou todo o Poder Judiciário, instituições e sociedade para propagar a cultura da paz dentro de casa. O objetivo da caminhada foi chamar a atenção para um problema alarmante e preocupante, de mulheres que ainda sofrem violência de seus companheiros.

A juíza Jacqueline Machado, titular da Vara de Medidas Protetivas na Capital e coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, no Brasil, foi a idealizadora da caminhada, além de outras ações que já estão sendo desenvolvidas para este ano de 2017. Segundo a magistrada, uma mulher morre a cada 90 minutos vítima de feminicídio, 52% das mulheres vítimas não fazem denúncia e sofrem caladas e MS é o quinto estado brasileiro em taxa de feminicídio, segundo pesquisa do Instituto Datafolha.

Ainda segundo a magistrada, que atua na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, apesar da rede de proteção, os casos continuam ocorrendo e eventos como este servem justamente para que as vítimas procurem ajuda.

“Com a estrutura que nós temos na Casa da Mulher, em Campo Grande, fica mais fácil para a mulher buscar proteção. Mas não podemos dizer que os casos tenham diminuído, mas ao contrário, continuam ocorrendo, e cada dia mais graves e nós estamos com este trabalho, justamente para prevenção, dando visibilidade a esta causa, deixando a mensagem de que nós não toleramos mais qualquer forma de violência contra as mulheres”, disse Jacqueline Machado.

Durante todo o trajeto, que passou pelo centro da Capital, o apresentador Joel Silva mostrava dados da violência doméstica contra as mulheres e autoridades também usaram a palavra para conclamar as vítimas a procurarem apoio no Judiciário. A concentração final contou com a participação da dupla Victor Gregório & Marco Aurélio, que também são parceiros na causa.

A campanha é um projeto inédito no Brasil e tem ações em andamento como o “Mãos emPENHAdas contra a violência”, que propõe a capacitação de profissionais da área da beleza para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, identificando e orientando as clientes de como combater e denunciar os abusos. Os estabelecimentos que aderirem ao projeto terão um Selo de Parceria para identificar sua participação.
Essa mobilização, realizada no final da tarde de sexta-feira (28) na Capital, vem acontecendo em todo o Estado desde o dia 6 de fevereiro e resultará em diferentes ações que serão encaminhadas ao Poder Judiciário.

Caminhada de repúdio à violência contra a mulher, realizada na Capital pelo Poder Judiciário e que reuniu mais de 1.000 pessoasFOTO: TJMS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights