27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Deputados aprovam projeto que ‘troca’ sangue por ingressos

- Publicidade -

Deputados aprovam projeto que incentiva doação de sangue em MS

Por: Da redação – 29/06/2016 16h04

A Assembleia Legislativa aprovou hoje (29), em primeira votação, o projeto de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), “Sangue Bom”, que visa promover no Estado de Mato Grosso do Sul, o cadastro de doadores de medula óssea e a erradicação do déficit de sangue nos hospitais e bancos de sangue para os atendimentos emergenciais, operações cirúrgicas e transplantes.

A proposta foi inspirada no trabalho de conscientização de doação, realizado por Carlos Alberto Rezende, o “professor Carlão”. Pelo projeto, o Poder Público, a sociedade civil e as instituições privadas, devem incentivar, por meio de ações de conscientização, a doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional do Câncer – INCA.

“Sabemos da dificuldade em manter o estoque de sangue suficiente para atender as demandas, principalmente em determinados períodos do ano, como no carnaval e o projeto Sangue Bom é uma maneira simples de sensibilizar e incentivar a população a doar”, falou o parlamentar. “Essa é uma ação simples que pode salvar muitas vidas”, completou.

Para incentivar a população, o PL estabelece que em todos os eventos esportivos e culturais no âmbito estadual, serão destinados de 3% a 5% do total de ingressos postos à venda aos doadores voluntários.

“É claro que serão estabelecidos critérios para a retirada de ingressos. A doação deverá ser assídua, no mínimo duas vezes ao ano, com intervalos não inferiores a 4 meses, sendo que a última doação deve ter ocorrido no mínimo, 30 dias de antecedência à data do evento”, explicou o autor da proposta.

Para ter direito ao ingresso, o doador deverá ainda ser previamente cadastrado em bancos de sangue em Mato Grosso do Sul, a fim de evitar que venha a fazer nova doação antes que se completem os intervalos mínimos estabelecidos.

Deputados aprovam projeto que 'troca' sangue por ingressos

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights