33.6 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Engenharia militar vai recuperar ruas esburacadas na Capital

- Publicidade -

Engenharia militar vai recuperar ruas esburacadas em Campo Grande

Por: Elvio Lopes – 07/02/2017 07h53

O Exército Brasileiro e a Prefeitura de Campo Grande firmaram ontem o primeiro contrato para a recuperação de vias urbanas da cidade, em trabalho que será realizado a partir de segunda-feira (13), por 280 homens do 9° Batalhão de Engenharia e Combate (BEC), sediado em Cuiabá que que já deslocou maquinários modernos para a execução da obra e parte do efetivo que vai trabalhar na Capital. A apresentação do projeto e dos equipamentos foi realizada pelo general de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, comandante Militar do Oeste (CMO); prefeito Marcos Marcello Trad, da Capital e coronel Moacir Rangel Júnior, comandante do 9° BEC.

Segundo o contrato, serão recuperados 12,11 quilômetros de vias urbanas do Corredor Oeste da Capital, nas ruas Guia Lopes e Rio Brilhante e Marechal Deodoro e Avenida Bandeirantes, no valor total de R$ 24 milhões, repassados ao Exército em parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

O coronel Rangel explicou que a obra de requalificação urbana de Campo Grande contará com a força de trabalho já transferida de Cuiabá para Campo Grande e com a orientação de experientes profissionais formados no Instituto Militar de Engenharia (IME), capacitados para executar a obra prevista no convênio.

Ele também apresentou algumas das obras realizadas pelo 9° BEC, como a pavimentação de 1.114 quilômetros da BR-163, no estado de Mato Grosso, pelo Plano de Integração Nacional; manutenção das BRs 060, entre Jardim e Bela Vista e BR-267, entre Jardim e Porto Murtinho; BR-262, entre Campo Grande e Anastácio na década de 80 e o acesso à Embrapa, em Campo Grande. “São acervos realizados por equipes do 9° BEC que orgulham o Exército Brasileiro”, finalizou Rangel.

O prefeito Marquinhos Trad afirmou que a data era histórica, abrindo uma nova etapa da infraestrutura na Capital, com respeito e seriedade para com a coisa pública. “O convênio de hoje é o início de uma parceria que pretendemos continuar com o glorioso Exército, que começa pelo Corredor Sudoeste e que pode chegar às principais vias da nossa Capital, para que os campo-grandenses que precisam de ir e vir não sejam interrompidos por buracos”, afirmou.

Ele explicou que recebeu a cidade com mais de 280 mil buracos por toda a Capital e que, em menos de 30 dias úteis, já conseguiu tapar mais de 25 mil buracos, com trabalho de qualidade e fiscalizado pela população. “Vamos manter o ritmo e, a exemplo deste convênio, trabalhar para recuperar nossa Campo Grande”, destacou Marquinhos, agradecendo às parcerias do Exército, da Caixa Econômica Federal; do Governo do Estado; da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal.

O general Menandro, comandante do CMO, destacou a manhã como radiante, com destaque especial para a apresentação da equipe do parque de veículos com frota deslocada de várias partes do País para Campo Grande, moderna e de alto padrão tecnológico, para trabalhar na recuperação da malha viária da Capital, com serviços que precisam de qualificação, como drenagem, com trabalho no subsolo, para garantir durabilidade à obra.

“Esta é a primeira de muitas realizações e ganham todos, usufruindo dos benefícios mútuos promovidos pela obra, que deve durar décadas, com o Exército mobilizando suas engenharias nesta oportunidade de servir Campo Grande e Mato Grosso do Sul, estendendo sua mão amiga ao povo brasileiro”, ressaltou o general, destacando também parcerias já realizadas em outros setores públicos, como na saúde, educação, assistência social e meio ambiente.

Esta é a primeira vez que o Exército Brasileiro executa uma obra de engenharia em área urbana no País, tendo como exemplo o Haiti, onde obras dessa natureza são realizadas pela instituição. Recentemente, segundo a assessoria do CMO, o Exército concluiu a pavimentação do trecho da BR-101, entre Natal (RN) e João Pessoa (PB), com 40% de custo menor do que se fosse realizada por uma empresa privada e com maior qualidade do asfalto.

General Menandro e Marquinhos Trad acompanham explicações de oficial engenheiro sobre a obra na CapitalAutoridades acompanham demonstração de recuperação de pavimento asfáltico por equipes e máquinas do Exército, que serão utilizadas na Capitalfoto - Elvio Lopes

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights