27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Indígenas prometem manter bloqueio até que comecem furar poços

- Publicidade -

Indígenas prometem manter bloqueio na 156 até que comecem obras de poços

Por: Maria Lucia Tolouei – 27/07/2016 08h20

Indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru prometem manter o bloqueio da MS-156, entre Dourados e Itaporã, até que iniciem as construções de dois novos poços na Reserva.

De acordo com o líder guarani Ivan Cleber de Souza, o manifesto não tem prazo para acabar. “O bloqueio segue semana adentro, a menos que comecem a cavar”, diz. Ontem, a Sanesul levou maquinários à Jaguapiru, para tentar reparar uma bomba de água, estragada há tempos.

Em nota remetida ao Douradosagora, o deputado federal Geraldo Resende afirma que, a partir desta quarta-feira, os poços serão perfurados. A informação foi encaminhada ao parlamentar pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), após cobrança.

Conforme noticiado pelo Douradosagora, os indígenas da Bororó e Jaguapiru, estão consumindo água suja de lagoas e açudes.

O líder terena Ernesto Reginaldo Dávila conta que muitos indígenas estão sofrendo com doenças infecciosas, por conta da água suja que consomem. Segundo ele, a chuva carrega vestígios de agrotóxicos para as lagoas, onde também se encontram embalagens de venenos que muitas famílias utilizam para carregar a água contaminada, por falta de opção.

Conforme noticiado pelo Douradosagora, outro líder terena, o pastor Valdemir Ribeiro disse ao Douradosagora que as comunidades das aldeias Bororó e Jaguapiru estão sem água há cerca de seis meses.

“Poucas famílias tem o próprio poço; a maioria secou”, conta Ribeiro. “Bebem água parada, contaminada e as crianças ficam doentes”; “Se isso acontecesse na cidade, seria calamidade pública”, certo?. questiona o líder terena.

Os indígenas estão inconformados com a situação das famílias que passam sede e se sujeitam a cozinhar, lavar roupa e beber água parada.


Trecho interditado  entre Dourados e Itapoãfoto - Cido Costa/Douradosagora

Indígenas dizem que só vão liberar pista quando obras de poços começaremfoto - Cido Costa/Douradosagora


Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights