27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Aberto edital para atualizar Plano Nacional de Juventude

- Publicidade -

Portal Brasil 21/07/2017 15h23

A Secretaria Nacional de Juventude lançou, na terça-feira (18), juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), um edital para atualizar e regulamentar o Plano Nacional de Juventude (PNJ).

O plano foi criado a partir da percepção de que o País precisava atender aos direitos dos jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Entre esses direitos, estão a participação política e o acesso às políticas públicas definidas pelos programas do governo federal.

Junto com a Estatuto da Juventude, sancionado em 2013 por meio da Lei nº 12.852 de 2013, o PNJ integra o Sistema Nacional de Juventude, que estabelece metas no cumprimento das políticas públicas voltadas para os jovens.

Um dos princípios do Plano Nacional de Juventude é que o Estado tenha o compromisso de apresentar, a cada dez anos, estratégias para atender aos direitos da juventude.

Para isso, o Plano foi transformado no Projeto de Lei (PL) nº 4.530 de 2004, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o projeto de lei que trata do PNJ aguarda a apreciação dos parlamentares no Plenário da Câmara.

Para apresentar modificações que atendam à atual realidade da juventude brasileira e às diretrizes do Estatuto da Juventude, a SNJ apresentou o edital para a contratação de consultoria para a elaboração de um novo Plano Nacional de Juventude.

“Ao atualizar e dar força de lei ao Plano Nacional de Juventude, poderemos inaugurar uma nova fase nas políticas nacionais voltadas para a juventude”, aponta o secretário nacional de Juventude, Assis Filho.

“Esse Plano quebra um ciclo, porque não será mais uma política de governo, que é transitória e baseada em ideologias, mas uma política de Estado para ampliar o diálogo com a população jovem”, frisa Assis Filho.

A finalidade da consultoria é o desenvolvimento de estratégias, estudos e caracterização dos problemas enfrentados atualmente pela população jovem brasileira.

Para que isso seja possível, a consultoria será fundamentada pelas resoluções e propostas apresentadas nas Conferências da Juventude, além das atividades desenvolvidas nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário relativas à juventude.

Os candidatos à consultoria devem enviar, até a próxima terça-feira (25), uma mensagem com o Currículo Padrão para o endereço [email protected]. No título da mensagem, deve constar o número do edital e perfil que o candidato deseja se habilitar.

Plano Nacional de Juventude foi criado a partir da percepção de que o País precisava atender aos direitos dos jovens com idade entre 15 e 29 anosDivulgação/Governo da Bahia

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights