33 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Festival de Inverno segue até domingo com shows e oficinas

- Publicidade -

Serão 149 atrações artísticas, 32 oficinas e cursos, nove estandes e 17 horas diárias de programação gratuita

27/07/2017 09h33 – Douradosagora

A cidade de Bonito promove de hoje até domingo, a 18ª edição do Festival de Inverno. Este ano o tema é a comemoração da divisão dos 40 anos do Mato Grosso do Sul. Serão 149 atrações artísticas, 32 oficinas e cursos, nove estandes e 17 horas diárias de programação gratuita.

O 18º Festival de Inverno de Bonito contará com os shows na Praça da Liberdade. Nesta quinta-feira, a abertura ás 20h terá o acordeonista Dino Rocha, seguido da dupla Jads & Jadson. O evento também vai receber atrações consagradas como Ney Matogrosso, Karol Conka, Tetê Espíndola, Alzira Espíndola, Eduardo Martinelli Danzi, Cosmic Dance, Cia. Teatral Corpo Cênico, Circo Do Mato, Sabatino Brothers, Grupo Funk-se, Marina Peralta, Toulouse84, Grupo Bailah, Cia Dançurbana, Cia. Theastai, Circo Le Chapeau, PiA FraUs, Teatral Grupo de Risco, Aplausos Cia Teatral, Mimulus, Grupo Teatral Unicórnio, Cristino Wapichana, Confraria Sociartista, Emmanuel Marinho, Marcos Assunção, Gabriel Sater, Marcelo Loureiro e muitos outros.

“A grande novidade nessa edição é ver Bonito se tornar protagonista do Festival”, aponta Athayde Nery, secretário de Estado de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul. “O FIB passou a priorizar o que a população gostaria de presenciar dentro da programação e também conversamos com os artistas”, completa.

Como resultado, a programação se estendeu e, neste ano, destaca a produção cultural que é feita no próprio município. “Teremos apresentações culturais relacionadas aos 40 anos de Mato Grosso do Sul e a participação maior de professores e alunos. Eles vão oferecer e participar de oficinas”, destaca Roseli Fátima Gambim, secretária de Educação e Cultura de Bonito. Desde 2000, o Festival de Inverno de Bonito cresceu e tornou-se um dos principais eventos do calendário cultural de Mato Grosso do Sul. “Agora que o nosso Estado completa 40 anos de criação, os realizadores oportunizam o encontro dessas duas vertentes e assume um papel fundamental: além da diversão oferecida aos turistas e à comunidade local, nos deixará um rico legado de conhecimento”, ressalta Roseli.

Com mais espaço para as atrações bonitenses, o Festival de Inverno de Bonito contará com apresentações culturais de alunos das escolas da cidade. Teatro, dança e música serão contemplados em números como o da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG), que leva ao palco do FIB uma apresentação baseada em lendas pantaneiras e danças clássicas regionais. “É a primeira vez que vejo uma abertura tão grande às escolas de Bonito. Essa iniciativa valoriza o trabalho dos bonitenses, que se integram ainda mais a essa grande festa”, comenta Rosemere Pereira de Souza Lima, diretora-adjunta da Escola Bonifácio Camargo Gomes.

As apresentações acontecem no Centro de Múltiplo Uso (CMU), espaço inaugurado em 2016 que se tornou referência para eventos e ações culturais em Bonito. “Todas as atividades envolvendo as escolas e os Centros de Educação Infantil serão realizados durante o dia no local. Muitos alunos nunca estiveram presentes no FIB, queremos mudar isso”, aponta Roseli.

Segundo o professor de Matemática Wellington Pache, a expectativa dos alunos é grande. Ele é o coordenador da apresentação “Lendas do Pantanal Contadas Através do Tangram” e da oficina “Das Pipas à Construção de Conhecimento”, que será ministrada por alunos bonitenses. “É uma grande responsabilidade e todos estamos animados, sobretudo os alunos. Os ensaios já começaram e devemos nos encontrar durante as férias de julho para deixar tudo pronto”, comenta o professor.

A programação completa do Festival está disponível no site – [clique aqui para conferir](www.festivaldeinverno debonito.ms.gov.br).

 Dupla Jads & Jadson abre programação de shows hoje na Praça da Liberdade

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights