27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Monitoramento aponta redução do bicudo do algodoeiro

- Publicidade -

AMPASUL – 13/12/2016 16h12

A AMPASUL, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, através do seu Programa Fitossanitário publicou mais um informativo sobre a atual fase da cultura no Estado.

O relatório aponta que Mato Grosso do Sul deve permanecer com a mesma área plantada no ano agrícola passado. Costa Rica e Chapadão do Sul lideram a área a ser cultivada com algodão em Mato Grosso do Sul.

Costa Rica deverá semear 19.164 hectares, sendo 83% algodão safra e 17% algodão segunda época. Chapadão do Sul a área total deve ser de 8.141 hectares, sendo 5.698 safra e 2.443 segunda época.

Aponta ainda o informativo que os produtores estão cumprindo com o protocolo para controle do bicudo. Eles realizam o monitoramento da praga, através de armadilhas, para o plantio, que teve início no dia 1º de dezembro, já com conhecimento da intensidade de infestação da praga.

Segundo as leituras já realizadas, observa-se uma redução de 50% da infestação, em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda restam duas leituras para serem realizadas, mas a expectativa é que realmente esteja ocorrendo a redução do bicudo.

Para evitar a proliferação do bicudo, insiste o informativo em lembrar os produtores quanto à importância da eliminação de plantas de algodão voluntárias, em meio a outras culturas, nas margens das rodovias, sedes e algodoeiras.

Essas plantas voluntárias, nascidas a partir de sementes perdidas durante a colheita, são disseminadoras de pragas e doenças, com destaque ao bicudo.

Anualmente a AMPASUL realiza, com apoio dos órgãos públicos, a destruição de plantas de algodão nas margens das rodovias. Este trabalho deve ter início, ainda neste mês de dezembro, pois já se observa algumas plantas em fase de crescimento.

O informativo traz ainda outras orientações técnicas que são importantes para o cotonicultor e até para produtores de outras culturas, com dados sobre desempenho de pulverizadores, conforme o bico utilizado, vasão, entre outras.

Com o fim do Vazio Sanitário do Algodão, os produtores já iniciaram o plantio do algodão safra e grande parte deles utilizam o plantio direto na palhada de milheto.

 AMPASUL

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights