33 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Polícia Comunitária forma 38 multiplicadores de 14 Estados brasileiros

- Publicidade -

18/08/2014 11h43

Polícia Comunitária forma 38 multiplicadores de 14 Estados brasileiros

Durante solenidade realizada na tarde de sexta-feira (15), no auditório da faculdade Estácio de Sá, em Campo Grande, a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária formou, através de curso oferecido em parceria com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), 38 novos multiplicadores da filosofia da Polícia Comunitária.

Participaram do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, realizado de 4 a 15 de agosto, oficiais das Polícias Militares, Corpo de Bombeiros e delegados das Polícias Civis de 14 Estados brasileiros. O curso foi encerrado com o XI Encontro de Coordenadores de Polícia Comunitária, que contou com a presença de representantes das coordenadorias de 26 unidades da Federação.

O objetivo do curso é capacitar os participantes à docência de disciplinas no contexto da Polícia Comunitária e para a condução de projetos capazes de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, oferecendo, assim, uma proposta inovadora capaz de desenvolver aptidões comportamentais e cognitivas na adoção da filosofia e no gerenciamento da segurança pública.

O encerramento do curso, que contou com as presenças do coordenador nacional, Márcio Júlio Matos, do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini e do coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Reginaldo Medeiros, foi marcado por homenagens, a todos os que participaram da criação do projeto em Mato Grosso do Sul e contribuíram de forma significativa para a multiplicação da filosofia nos 79 municípios do Estado.

O coronel Carlos de Santana Carneiro, chefe do Estado Maior da PMMS, um dos precursores da Polícia Comunitária no Estado, e o coronel Medeiros prestaram homenagens, com a entrega de lembranças ao tenente coronel Resende, tenente Carlos, sargentos Andrea e Erenice, cabos Betânia e Castro e aos soldados Faber e Arari.

“Este é um momento de reflexão. O nosso maior objetivo é que os formandos saiam do curso e deste encontro que se encerra hoje instigados e utilizando as ferramentas da Polícia Comunitária, que contribuam de forma expressiva para a melhoria das políticas de segurança pública em seus Estados”, destacou em seu discurso o coordenador nacional, capitão Matos.

O secretário Jacini disse estar satisfeito com o resultado do curso. “Vemos aqui uma grande interação e integração entre os participantes do curso, além disso todos tiveram ótimo desempenho, não registrando nesta edição uma falta sequer”, enfatizou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

Sobre a Polícia Comunitária em MS

A Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária iniciou seus trabalhos em dezembro de 2002, de forma embrionária através de uma comissão de Polícia Comunitária, com o objetivo de coordenar os Conselhos Comunitários de Segurança, à época, recém criados.

Em 2007 a Comissão se transformou em Coordenadoria Estadual, com a missão de difundir a filosofia de Polícia Comunitária em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Hoje, o Estado é exemplo para o País no desenvolvimento e aplicação da filosofia da Polícia Comunitária.
(Governo do Estado de Mato Grosso do Sul)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights