33.6 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Deputada quer reenvio de tropas a Antônio João

- Publicidade -

26/11/2015 15h54 – Atualizado em 26/11/2015 15h54

​Mara Caseiro apela ao Governo Federal para reenvio de tropas

AL/MS

A deputada Mara Caseiro (PTdoB) apelou nesta quinta-feira (26) ao Governo Federal para que reenvie as tropas do Exército para a região de Antônio João, no leste de Mato Grosso do Sul. “Mais uma vez faço um apelo à nossa presidente Dilma, ao nosso ministro da Justiça, pois neste fim de ano há recesso nos poderes e o cumprimento da lei fica ainda mais complicado. Precisamos urgente que o Exército retorne às áreas de conflito em Antônio João”, afirmou.

Ainda durante o uso da tribuna, a deputada leu carta escrita pela produtora rural Roseli Ruiz Silva, proprietária da fazenda Barra, e endereçada aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cimi. Roseli relata o histórico de enfrentamento com os indígenas pelas terras desde 1998 e afirma que a fazenda nunca foi considerada território tradicional indígena.

Conforme o relato, os indígenas estão buscando “justiça com as próprias mãos” e tomando posse das áreas mediante “exercício arbitrário das próprias razões”. Segundo a produtora rural, o conflito se agravou em agosto com a expulsão de moradores no Distrito de Campestre.

A partir de então, o Governo Federal montou no local uma base do Exército, da Força Nacional e do Departamento de Operação de Fronteira (DOF). Contudo, no dia 15 de novembro, o Exército se retirou. Na carta encaminhada aos parlamentares, Roseli alerta que, no fim do ano, os processos de invasão se intensificam. Mara Caseiro, presidente da CPI do Cimi, disse ainda que a maioria dos indígenas não invade terras na região por vontade própria, e sim incitados por “forças organizadas” que estimulam esse tipo de ação.

A deputada Mara Caseiro leu carta escrita pela produtora rural Roseli Ruiz Silva, proprietária da fazenda Barra

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights