33 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Governo vai pedir agilidade para marco civil da internet no Senado

- Publicidade -

27/03/2014 18h00

Paulo Bernardo diz que obrigatoriedade de provedores instalarem data centers no Brasil poderá ser rediscutida em outra lei.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou ontem quarta-feira (26) que o governo vai pedir agilidade ao Senado na análise e votação da proposta do marco civil da internet (PL 2126/11, do Executivo), aprovada ontem pela Câmara dos Deputados.

Ele participou de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.

“Os senadores devem ter o tempo necessário para examinar um projeto dessa importância.

Entretanto, como foi muito discutido na Câmara, e diversos senadores acompanharam esse debate, ele tem a possibilidade de tramitar mais rapidamente no Senado”, declarou.

Na visão do ministro, em princípio, 45 dias serão suficientes para os senadores analisarem a matéria. Após esse prazo, a proposta, que tramita em regime de urgência constitucional, passará a trancar a pauta do Senado.

Paulo Bernardo disse que o fato de o marco civil ter sido aprovado pela Câmara já pode ser anunciado como um avanço na conferência mundial sobre governança na internet, que será realizada em São Paulo nos dias 23 e 24 de abril.

Para o ministro, o texto aprovado ontem é “um projeto equilibrado”. “Ninguém ganhou tudo, ninguém perdeu tudo; a sociedade vai ganhar”, concluiu.

Ele descartou a possibilidade de os preços dos pacotes de acesso à web aumentarem por conta do marco civil, devido à alta concorrência no setor.

Data centers

O ministro ressaltou que o Executivo teve de ceder para garantir a aprovação da matéria, aceitando excluir do texto a obrigatoriedade das empresas de internet manterem data centers no Brasil, para a guarda de dados dos internautas nacionais.

Para Paulo Bernardo, era mais importante manter o artigo que prevê que as operações de coleta e guarda de dados ou de comunicações por empresas de internet deverão respeitar a legislação brasileira, mesmo se a empresa tiver sede no exterior.

Ele acrescentou que o governo já estimula a construção de data centers no País, por meio de isenções tributárias para as empresas de internet.

Ainda conforme Bernardo, a questão da obrigatoriedade de instalação de centrais de armazenamento de dados no Brasil poderá ser rediscutida quando a proposta de Lei de Proteção de Dados Pessoais for encaminhada pelo Planalto ao Congresso. Segundo o ministro, o envio poderá ocorrer ainda neste ano.

Segurança

Bernardo considera, porém, que as comunicações do governo brasileiro já estão mais seguras.

“Vários ministérios passaram a adotar o e-mail do Serpro [Serviço Federal de Processamento de Dados]. Antes, usavam o Outlook, da Microsoft”, informou.

“Além disso, estão sendo feitos investimentos em redes seguras, pelo Serpro, Dataprev e Petrobras, por exemplo, para transitar informações oficiais”, completou.

No ano passado, foi divulgada denúncia de que o e-mail da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores foram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês).

A denúncia veio à tona após a propagação de documentos por Edward Snowden, o ex-agente norte-americano que revelou como os EUA monitoram informações de milhões de pessoas, dentro e fora do país.
(Agência Câmara Notícias)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights