16.5 C
Dourados
sábado, 2 de julho de 2022

Jornalismo sob cerco digital é tema do Dia da Liberdade de Imprensa

- Publicidade -

Por ONU

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em 3 de maio, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) convidou a sociedade civil, veículos de comunicação, entidades profissionais, associações de classe e todos aqueles que acreditam no valor da democracia a se juntarem em um movimento.

A partir do tema “Jornalismo sob cerco digital: a era digital e o impacto na liberdade de expressão, na segurança dos jornalistas, no acesso à informação e na privacidade” o grupo chamou a atenção para o valor e papel essenciais de uma imprensa livre e independente.

“O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado no último dia 3 de maio, nos lembra da importância de respeitarmos o direito fundamental à liberdade de expressão, pilar essencial da democracia. Precisamos apoiar e defender os profissionais da mídia, para não serem alvos de restrição ou cerceamento de suas atividades, e de garantirmos que tanto os meios de comunicação, como os cidadãos, possam se expressar livremente, sem sofrerem ameaças, ataques ou qualquer tipo de violência ao apurar os fatos e relatar histórias”, afirmou a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto.

Além da mobilização brasileira, a Conferência anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, promovida pela UNESCO, acontece neste ano no Uruguai de 2 a 5 de maio em Punta del Este, com uma programação paralela também em Montevidéu. Para saber mais, acesse o site clicando aqui.

Jornalismo sob cerco digital – A informação é um bem público, e a imprensa livre e independente é o seu guardião. No entanto, o jornalismo profissional nunca esteve tão ameaçado. Cada vez mais profissionais e organizações de notícias sofrem com todo o tipo de violações. Agora, entretanto, o cerco é digital.

Aos ataques, ameaças, prisões e atentados, juntam-se a violência virtual (principalmente contra as mulheres), a vigilância e o hackeamento de dados de jornalistas por parte de atores estatais e não estatais. O cenário se completa com a falta de transparência e de responsabilização das empresas de tecnologia, o que contribui para a proliferação de desinformação e discurso de ódio.

Sobre a data – O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 3 de maio. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1993.

No mesmo dia é também celebrada a assinatura da Declaração de Windhoek, capital da Namíbia, que foi sede de um seminário realizado por jornalistas africanos em 1991. A data celebra a luta pelo direito à liberdade aos profissionais de imprensa de divulgar, investigar e trazer ao conhecimento público informações de forma imparcial e independente. 

Bachelet: “Trabalho de jornalistas em expor atrocidades é mais crucial que nunca” – No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, discursou ao lado dos jornalistas e Prêmios Nobel da Paz, Maria Ressa e Dmitry Muratov; e lamentou a falta elucidação para 87% dos crimes contra jornalistas

A alta comissária citou casos de jornalistas assassinados ao redor do mundo. De acordo com a UNESCO, foram 55 profissionais mortos no ano passado, sendo que a impunidade permanece: 87% dos crimes ocorridos desde 2006 ainda não foram elucidados. Somente desde o fim de fevereiro, 12 jornalistas já foram assassinados nos ataques da Rússia à Ucrânia.  

A alta comissária para os Direitos Humanos ressaltou a importância de se promover uma imprensa livre e independente e assim, combater a desinformação, construir confiança pública e proteger os direitos humanos. Aos jornalistas de todo o mundo, Bachelet ressaltou a “coragem e o compromisso destemido em nos trazer a verdade”.  

Use as hashtags
#jornalismofortedemocraciaviva
#diamundialdaliberdadedeimprensa #imprensalivre #jornalismosemmedo #jornalismoindependente

Comentários do Facebook

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-