Festival do Grafiti acontece sábado na moradia estudantil

Além dos graffitis, haverá a oficina "Cores de Gentileza", que faz parte do projeto Oficinas Culturais da UFGD, com alunos das escolas estaduais Rita Angelina Barbosa Silveira e Presidente Vargas

07/11/2018 07h04 - DouradosAgora


Muro da Moradia Estudantil Muro da Moradia Estudantil

Os muros da Moradia Estudantil da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vão ganhar no próximo sábado, a partir das 8h, novas cores com a segunda edição do Festival de Graffiti com o tema "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 04 da ONU: Educação de Qualidade", além das pinturas, a programação inclui DJ’, street dance, batalhas de rimas, oficina de stencil e show.

Foram contemplados em edital dois grafiteiros: Renato Masson (SP), com a proposta "Balões do conhecimento"; e Lucas Bernardo e Marcelo Henrique (MS) com a proposta "Leitura abre a mente, educação liberta". Além dos graffitis, haverá a oficina Cores de Gentileza, que faz parte do projeto Oficinas Culturais da UFGD, com alunos das escolas estaduais Rita Angelina Barbosa Silveira e Presidente Vargas.

No ano passado, foram grafitados os muros da Unidade 1 da UFGD e em 2019 o planejamento é que a Unidade 2 seja grafitada. Nesta segunda edição, a Moradia Estudantil foi escolhida devido a sua grande importância na permanência de acadêmicos que vêm para Dourados em busca de estudo de qualidade e por ser parte fundamental dos programas de auxílio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Confira toda a programação:

Dia 09/11 (sexta-feira)

  • Preparação do fundo do graffiti na Moradia Estudantil

  • Oficina de Stencil - das 14h às 17h (ministrada por Fernando SenKapuz, na Unidade 1 da UFGD);

Dia 10/11 (sábado)

-Graffiti a partir das 08h

  • A partir das 13h - DJ Danilo, DJ Junex, Jean Ribeiro, Street Dance (AAGF Crew), Sismo 9.5, Open Mic Slam Dourados, Batalha de Rima, Game of Skate

  • Encerramento às 19h com o show da banda The Luganos.

Sobre o Festival

O Festival de Graffiti da UFGD é um projeto de extensão da Coordenadoria de Cultura que busca informar e conscientizar a comunidade douradense de que grafite é uma expressão artística, além de aumentar a divulgação desse tipo de trabalho para a comunidade e promover o interesse pela cultura hip-hop. O Festival pretende, ainda, estimular a união entre os grafiteiros e artistas do hip-hop e colorir os muros da Moradia Estudantil da UFGD com obras de grafite tornando-a mais viva e exuberante para a comunidade e turistas, já que são obras que permanecem a longo prazo. A coordenação do projeto é da professora Gicelma Chacarosqui.

Este ano, os contemplados foram:

Categoria - Artistas individuais ou coletivos (premiação R$ 3000,00)

1º lugar: Lucas Bernardo da Silva

Título da proposta: Leitura abre a mente "Educação liberta";

Categoria - Artistas Profissionais Individuais ou Coletivos (premiação R$ 5000,00)

1º lugar: Renato Luiz Masson

Título da proposta: Balões do conhecimento.



Envie seu Comentário