27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Hemocentro precisa de sangue O- e abre nesta quinta

- Publicidade -

Hemocentro convoca doadores, precisa de sangue O- e abre no feriado desta quinta-feira

Serviço não atende no último sábado deste mês de dezembro

17/12/2018 07h27 – Por: Maria Lucia Tolouei

A menos de duas semanas para a passagem do ano, o Hemocentro reforça campanha para garantir o abastecimento de hemoderivados para Dourados e região, durante os feriados prolongados de Natal e Ano Novo. Segundo a direção, todo tipo de sangue é bem vindo, especialmente O negativo.

O doador deve ter entre 18 e 69 anos, estar saudável, bem alimentado mas evitar alimentos gordurosos, pesar mais de 55 quilos, apresentar documento de identidade com foto, não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes e não fumar uma hora antes e após a doação. O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade.

Quem teve dengue, zika ou febre chikungunya deve aguardar um mês após a cura dos sintomas. Não deve doar sangue quem teve hepatite após 11 anos de idade; Doença de Chagas; homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que têm relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas e que usam drogas injetáveis ilícitas e as infectadas pelo HIV e parceiros.

Deve aguardar 12 meses para doar sangue, quem fez transfusão de sangue; de 6 a 12 meses, tatuagem, maquiagem definitiva e piercing; cirurgias, de 3 meses a um ano; parto normal ou cesariana, 12 semanas.

Quem teve dengue clássica, precisa esperar um mês após a cura para voltar a doar sangue; dengue hemorrágica, seis meses; doença sexualmente transmissível (DST), 12 meses; gripe, sete dias após término dos sintomas.

Também deve aguardar 12 semanas após o parto; acupuntura, um ano; piercing em geral, 12 meses após a retirada; endoscopia, 6 meses e medicação fica a critério médico.

Após ser mordido por animal, deve esperar um ano após tomar vacina; a preventiva, quatro semanas; antitetânica, 48h; BCG, quatro semanas; febre amarela, idem; gripe e hepatites A e B, 48 horas; rubéola, 4 semanas; sarampo, 4 semanas; varicela, 4 semanas; HPV, 48 horas.

O intervalo entre as doações é de dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes ao ano; para mulheres é de três meses (máximo três vezes).

Todo sangue colhido dos doadores passa por exames, de acordo com o protocolo da Fiocruz. São realizados testes de tipagem sanguínea, doença de Chagas, sífilis, hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV I/II e Hemoglobina S.

Apesar da realização de vários testes com o sangue doado, antes da liberação para outras pessoas, não existe 100% de segurança para o paciente/receptor, pois há um período chamado de janela imunológica, que é o tempo entre a contaminação por agentes infecciosos e a positividade do teste. Por isso são muito importantes as respostas dadas durante a triagem clínica.

Serviço

Hemocentro de Dourados Rua Waldomiro de Souza, 295 – Vila Industrial, Dourados – (ao lado do PAM). E-mail: [email protected]; Telefones: (67)3424-0400/3424-4192.

Hemocentro vai atender no feriado do aniversário de Dourados foto - DouradosAgora/Acervo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights