20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Núcleo de Perícia tem déficit de 70 profissionais

- Publicidade -

Núcleo de Perícia de Dourados tem déficit de 70 profissionais

Município tem um perito para cada 31 mil habitantes. Estado tem concurso autorizado para 170 vagas

26/07/2018 07h43 – Por: Valéria Araújo

O Núcleo de Perícias de Dourados tem um déficit de mais de 70 profissionais. De acordo com dados do Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados (Coised), a Unidade Regional de Perícia e Identificação de Dourados conta atualmente com 14 peritos criminais, 08 agentes de Polícia Científica, 07 Peritos Médicos Legistas. Com uma população de 392.367 habitantes atendida pelo setor, o município conta com um perito para cada 31 mil habitantes. O recomendado pela Organização das Nações Unidas é um perito para cada 5 mil habitantes.

De acordo com o Conselho, durante todo o ano passado, foram feitos 11.531 exames, uma média de 570 exames por perito. A extensão do atendimento também chama a atenção. O raio de atendimento do Núcleo Regional de Criminalística de Dourados equivale a 150 quilômetros, sendo a área total do Núcleo Regional de Perícias de Dourados é de 22.668,962Km2, sendo atendidos as regionais de Dourados e Fátima do Sul.

De acordo com o Coised, a Unidade Regional de Perícias e Identificação de Dourados, encontra-se em situação crítica com relação ao quadro atual de servidores e por essa razão precisa de reforço no quadro de servidores de no mínimo: cinco peritos criminais, três médicos legistas e seis agentes de Polícia Científica, para atender minimamente a demanda atual, considerando tão extensa área atendida e grande volume de exames periciais. O conselho ressalta ainda que os exames periciais e posteriores elaborações dos laudos periciais são atividades individualizadas e únicas, onde cada caso e estudado e analisado de acordo com a sua singularidade.

O Conselho alerta que a demanda no quadro de servidores por agentes de Polícia Científica (APC) aumentou significativamente após o início das atividades do Núcleo de Medicina Legal (IMOL) de Dourados, em agosto do ano passado.

Equipamentos

O Conselho também tem solicitado equipamento para a realização de laudos em telefones, especialmente para a extração de dados em comunicações efetuadas por meio de “Whatssapp”. De acordo com o Conselho, pelo fato de Dourados ser um grande corredor de drogas da América Latina, ter uma colossal apreensão de entorpecentes, contrabando e armas, com o maior Presídio do Estado e cerca de 800 presos apenas no Pavilhão ocupado por facção criminosa na PED (raio II), o setor local de perícias não dispõe de aparelhos para extração dos dados dos telefones celulares apreendidos com criminosos, fato que impede o avanço de algumas investigações e redunda em impunidade. Segundo o Conselho, o referido aparelho – UFED System da empresa Cellebrite tornaria possível a extração de tais dados e a responsabilização de maltas criminosas, especialmente ligadas a facções criminosas e ao tráfico de drogas e contrabando.

Estado

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul informou, por meio de assessoria, que já autorizou concurso público para a área de perícia. Ao todo serão disponibilizadas 170 vagas. Serão ofertadas vagas para perito criminal (40), perito médico legista (40), perito papiloscopista (40) e agente de polícia científica (50). O edital está em elaboração.

Núcleo de perícias de Dourados atende a uma população de 392.367 habitantesFoto: Hédio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights