33 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Voto Limpo capta apoio e aplicativo registra denúncias

- Publicidade -

Voto Limpo capta apoio e aplicativo registra denúncias de crime eleitoral

Campanha capta apoio de setores em Dourados e Comissão Especial Eleitoral da OAB segue fiscalizando o andamento das Eleições 2018, até a apuração

12/09/2018 06h39 – Por: Maria Lucia Tolouei

A Campanha “Voto Certo é Voto Limpo” envolve diferentes setores da sociedade organizada em Dourados, comprometidos em propagar a importância da ética na hora do pleito e o combate aos crimes eleitorais, como compra de votos e Caixa 2.

O conselheiro federal Alexandre Mantovani disse, em entrevista ao DouradosAgora, que o objetivo é sensibilizar os eleitores; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Comissão Especial Eleitoral, segue fiscalizando o andamento das Eleições 2018, até a apuração.

A população já tem um canal para denúncias, através do aplicativo compatível com os sistemas Android e Ios, que permite registrar casos suspeitos de práticas ilegais.

As denúncias podem ser escritas, como também por fotos, vídeos e audios que serão utilizadas como provas contra as irregularidades. Materais como estes, em 2016, embasaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o veto às doações de empresas para os candidatos às eleições. A medida é considerada um avanço contra a prevalência do poder econômico no processo eleitoral. “A advocacia é indispensável à administração da Justiça e, em momentos cruciais como este, em que se decide os destinos do país, o papel do advogado é exercer essa prerrogativa constitucional da defesa da sociedade”, observa Mantovani.

O conselheiro federal da OAB participou ontem do lançamento da Campanha Voto Certo é Voto Limpo, que, em Dourados, conta com a parceria da Associação dos Novos Advogados (ANA), Associação dos Advogados Trabalhistas e Previdenciários (AATP) e União das Advogadas do Brasil em Dourados (UAB), além das associações de classes, órgãos do Judiciário, entre outros segmentos sociais.
Para atingir o grande público, a campanha desencadeada pela OAB MS, Ministério Público Estadual (MPMS), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também apela aos meios de comunicação incluindo as redes sociais, out doors, propagandas em ônibus e material educativo para o grande público.

Palestras abertas a advogados e público em geral, sobre Direito Eleitoral, a cargo dos conselheiros federais da OAB, Luis Cláudio Pereira (Bito) e Luciana Diniz Nepomuceno, na noite de ontem, são as propulsoras para a campanha que capta apoio de diversos segmentos, em Campo Grande e Dourados.

“A palestra materializa o momento, em tempo real, quando a sociedade e a advocacia tiveram a oportunidade de debater e tirar dúvidas com especialistas acerca da lei eleitoral”, observa Alexandre Mantovani. Segundo ele, os eventos de ontem também anunciaram uma parte importante da campanha que é o “corpo a corpo” junto aos setores da economia, escritórios de advocacia, entre outros. O conselheiro federal Alexandre Mantovani esteve ontem nesta redação, em companhia do vice-presidente da Associação dos Novos Advogados de Dourados (ANA), Carlos Pimentel.

Advogados Carlos Pimentel e Alexandre Mantovani

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights