27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Especialistas alertam para baixo índice de aprendizado dos alunos

- Publicidade -

25/05/2012 16h01 – Por Agência Senado

Em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na quarta-feira (23), especialistas chamaram a atenção para os níveis de aprendizado entre alunos do Ensino Médio.

esde 2011, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que reúne dados sobre o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, registra que o resultado do Ensino Médio está estagnado em 3,7.

O índice está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação: 4,3.

Para a diretora de estudos educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alvana Maria Bof, os dados mostram uma realidade preocupante.

Medidas têm de ser tomadas para que os nossos alunos tenham acesso a uma escola de qualidade, permaneça na escola e aprendam — alertou.

De acordo com o último censo escolar, 12% dos alunos do Ensino Médio abandonaram os estudos. A representante da Conferência Nacional da Alternativa por uma Nova Educação, Sonia Goulart, acredita que o fenômeno é culpa de um modelo de ensino antigo – que não coloca o aluno como protagonista – e da falta de valorização dos professores.

Nossos professores estão adoecendo em proporções tão alarmantes quanto a evasão dos nossos jovens na escola.

E isso sinaliza para nós que esta estrutura escolar, esta formação escolar que nós estamos fornecendo hoje está equivocada.

Autor do pedido para o debate na comissão, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) disse que a falta de compromisso dos governantes com a educação compromete o futuro do país.

É como se a gente tapasse os poços de petróleo brasileiros ao negar educação de qualidade para algumas crianças. E é uma indecência porque essa pessoa não vai poder desenvolver o seu talento — lamentou.

A audiência pública sobre a qualidade do ensino no Brasil foi motivada pela pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, elaborada pelo Conselho Nacional da Indústria em parceria com o movimento Todos pela Educação.

Da Rádio Senado

Na Mesa: representante do Inep, Alvana Maria Bof; senador Cristovam Buarque; representante de Conferência Nacional da Alternativa por uma Nova Educação, Sônia Goulart; representante do Sesi, Paulo Mól Junior.Pedro França/Agência Senado

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights