27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Nova faixa de consumo para tarifa social de energia volta à CAE

- Publicidade -

Nova faixa de consumo para tarifa social de energia volta à pauta da CAE

03/12/2018 18h14 – Por Agência Senado

O projeto do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) que muda faixas de consumo e percentuais de desconto aplicados aos beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) está de volta à análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A pauta desta quarta-feira (04) do colegiado tem ainda outros 12 itens.

O PLS 260/2017 prevê um desconto de 70% para quem consome até 50 kilowatts-hora (KWh) por mês. Entre 51 e 150 kWh por mês o desconto será de 50%.

Se a faixa de consumo ficar entre 151 e 250 kWh, o desconto cai para 20%. Por fim, não haverá benefício para quem consumir acima de 250 KWh por mês.

A lei atual prevê descontos menores: 65% para consumo de até 30kWh; 40% se o consumo ficar entre 31 e 100 KWh e 10% de desconto caso o consumo fique entre 101 e 220 KWh. Não há desconto para consumo acima de 220 KWh mensais.

A TSEE é um programa que dá descontos na conta de luz para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) e para famílias com integrantes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em junho, o relator Otto Alencar (PSD-BA) leu se voto e foi concedida vista coletiva logo depois. Se aprovado, o projeto segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado.

Artesãos

Outros projetos que estão de volta à pauta são o PLS 153/2015, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que garante benefício de um salário mínimo para artesãos durante o período em que suas atividades estiverem interrompidas por circunstâncias especiais, e o PLS 39/2017, do senador Alvaro Dias (Pode-PR), que facilita o licenciamento de tecnologias da Embrapa para os produtores.

A intenção é garantir à Embrapa o recebimento de royalties pela exploração comercial das tecnologias, dos produtos, dos cultivares protegidos, dos serviços e dos direitos de uso da marca.

Ambos são terminativos, vale dizer que não precisam necessariamente de serem enviados ao Plenário, a menos que haja recurso.

Na últimas reuniões, a CAE têm tido dificuldade de obtenção de quórum para votação de projetos terminativos.

Pelo projeto do senador Roberto Rocha, maiores percentuais de desconto serão aplicados nas contas de luz de consumidores de baixa renda e consumo máximo da taxa social passa de 220 kwh para 250 kmhMarcos Oliveira/Agência Senado

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights